segunda-feira, 6 de outubro de 2014

PASTORAL FAMILIAR EM CAMPO ERÊ SC

Pastoral Familiar
Paróquia Sagrado Coração de Jesus


A família é missionária e protagonista de novos tempos. Por isso, nós da Comunidade paroquial de Campo Erê, São Bernardino, Saltinho de Santa Terezinha do Progresso iniciaremos uma nova etapa na evangelização de nossas famílias.

Juntamente com o pároco, o vigário paroquial, as religiosas e um grupo de pessoas engajadas na vida sacramental e convictas de sua fé, descobriremos os meios mais eficazes para ajudar as famílias a viverem unidas no amor de Cristo.

Serão realizados encontros de formação, debates e confraternização, a fim de a família cristã tenha motivos para louvar a Deus e servir os irmãos na partilha dos dons e na alegria de conhecer a Palavra de Deus e as orientações do Magistério sobre a vida familiar e suas exigências.

Afinal, quais são os problemas que afligem a família no mundo de hoje? O que ela representa para a sociedade e para a Igreja? Qual o significado da família para Deus e quais são os planos de Deus para ela, para o casamento?

A família é um projeto de Deus, porque ela já estava nos planos de Deus desde o princípio. É um dom de Deus e um grande presente para a sociedade. O próprio Deus é família: Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
“Em toda Diocese se requer uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa para proclamar o Evangelho da Família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados” (Papa Bento XVI, V Conferência de Aparecida, 2007).

A Pastoral Familiar "é uma ação que se realiza na Igreja, com a Igreja e pela Igreja, de forma organizada, planejada e revisada, empreendidas por agentes específicos e com metodologia específica". A Pastoral Familiar abrange todos os movimentos e pastorais. Ela trabalha com os casais antes e depois do matrimônio, bem como promoção de programas de educação dos filhos e evangelização em todos os aspectos da vida familiar.

Meditemos o texto Mc 16, 15-18

- Nossa missão primeira é gerar a fé no coração das famílias. Ajudar os casais na educação de seus filhos, à luz da Palavra de Deus.
- Esta missão é a concretização das exigências do Evangelho. “Ide por todo o mundo e pregai a Boa Nova” (Mt 28, 19s).
- A Boa Nova ou o reino de Deus é uma realidade dinâmica que exige abertura a Deus e comprometimento com a Igreja. A família deve ser o lugar onde se transmite o Evangelho. Se Jesus é pouco conhecido entre as famílias, de que modo podemos anunciá-lo?
- Em poucas palavras: como a Pastoral familiar deve realizar a missão de evangelizar as famílias de nossa paróquia?

Para guardar na mente e no coração










Implantação da Pastoral família na paróquia

Antes de prosseguirmos vamos ouvir o que Jesus nos quer falar: “Pedi e vos será dado, procurai e encontrarei; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta”.
Depois de colocarmos nosso apostolado nas mãos de Deus, queremos também pedir a proteção da Sagrada Família, para que nossa missão seja frutuosa.

Equipe de Pastoral Familiar Paroquial

Esta equipe será formada por casais e pessoas disponíveis, representantes das diversas comunidades para organizar melhor a evangelização na família.

Uma equipe de reflexão e estudo

Em comunhão com o pároco, a equipe tem como primeira atividade refletir sobre a situação da família, ter acesso aos documentos de igreja e articular melhor a evangelização nas comunidades, por meio de panfletos e roteiros de reflexão.
A paróquia se responsabilizará pela entrega de material utilizado e, ao mesmo tempo, organizará eventos como palestras, encontros e retiros para que os casais sejam evangelizados.

A estrutura paroquial

- Uma coordenação, exercida por um casal;
- Uma vice-coordenação, outro casal;
- Uma secretária, uma pessoa capaz, pode ser solteira;
- Setor de Pastoral Pré-Matrimonial, um casal;
- Setor de Pastoral Pós-matrimonial, outro casal;
- Setor de Pastoral para os Casos difíceis, um casa.

Assessor eclesiástico Pe. Gualter Pereira da Silva
Casal Coordenador
Casal Vice-Coordenador
Casal Secretário
Setor Pré-Matrimonial
Setor Pós-Matrimonial
Setor Casos Difíceis

Setor Pré-matrimonial: Assistência à catequese, catecumenato Crismal; Setor Jovem; presença nas Escolas; evangelizar namorados e realização de para noivos; Assistência nas celebrações dos casamentos.
Setor Pós-matrimonial: Assistência a grupos familiares e encontros diversos; retiros e palestras para casais, acompanhamento e organização de eventos de evangelização que envolva a família. As visitas às famílias da Paróquia podem despertar a vida religiosa nas famílias.
Setor Casos Especiais: Assistência a mães e pais solteiros; Assistência às famílias necessitadas; Assistência à família que o pai é visitante do lar; Assistência aos recém-casados; Assistência aos casais de união livre.

Em resumo, a pastoral familiar deve valorizar os acontecimentos mais significativos da vida familiar, estreitando com as pessoas os laços de amizade e de solidariedade cristã: o nascimento de uma criança, o batizado, o noivado, o casamento, a doença, a morte, o luto e também os momentos festivos da família, dos tempos da Quaresma e do Advento... Incentivará a “Hora da Família”, da Novena da Família, de círculos bíblicos, do dia dos pais, das crianças, das mães, da juventude...

Nenhum comentário:

Postar um comentário